Aqui no Brasil brincamos que vocẽ pode estudar 10 anos, mas se não tiver 1 dia de prova prática, estes estudos são inúteis.
Exageros à parte, embora eu seja um usuário novato e com pouco conhecimento sobre o Fedora, realmente foi a prática que me fez gostar do Fedora Soas Desktop.
Mesmo não sendo carismático e não sendo um bom vendedor, eu me dispus a instalar o Sugar On a Stick 11 (Fedora 21 SoaS Desktop) de 32 bits em pendrives da vizinhança.
Junto com o pendrive entregamos um folheto dobrado em 3 partes (criado com o Microsoft Publisher) explicando resumidamente sobre os 3 ambientes, Diário de Atividades, Painel de Controle e como iniciar os programas instalados em .rpm. Curiosamente o sistema, como entretenimento foi um sucesso.
Porém com o passar do tempo eu notei que a proposta pedagógica foi sendo deixada de lado: as crianças usavam o SoaS apenas para verem fotos, reproduzir músicas, videos e navegar na internet. Contudo na maioria das vezes elas usavam a interface Sugar, mas em poucos momentos vimos usando o Nautilus, principalmente para descompactar arquivos 'pelo file-roller'.
Aprender e Ensinar a usar as Atividades
Este é um grande desafio e que eu estou lendo livros para tentar supera-lo: como alcançar as crianças diretamente. Infelizmente (embora eu reconheça que não seja um bom vendedor) os adultos não tiveram interesse em ensinar as crianças as informações que passei. Aliás eu percebi que a maioria me deu atenção apenas para entender a usabilidade das atividades Terminal, Browse e Jukebox. Como de praxe foi-me pedido o K-lite Codec pack e Firefox, mas eu expliquei que já haviam Codecs e o Firefox precisava aṕenas 'digitar firefox' na Terminal.
Diminuir programas .rpm
Eu, por ser um novato, tive a impressão de que deveria ter uma gama de programas para que o pai/ usuário não precisasse sair do 'pendrive' para resolver trivialidades do dia à dia. Porém percebemos que o excesso desses programas são inúteis, pois os usuários não têm essa preocupação quando estão usando o Sugar. Aliás o pai 'deixa a criança sozinha' no PC e vai fazer outras coisas, pois o que os atraiu para o Sugar On a Stick é o fato dele não tocar nos arquivos do PC : logo o que a criança fizesse ficaria restrito ao pendrive.
Assim criamos o 'essential pack' que possui codecs, utilitários e firefox. Nos sistemas com 64 bits ofereceremos (opcionalmente) o google-chrome. A instalação offline é importe porque no Brasil a internet é lenta (velocidade de 1Mbs na maioria das cidades) e ficar baixando pacotes para cada pendrive pode ser ruim.
Clonar Pendrives
É uma ideia que estamos trabalhando. Se esta idéia der certo, será a melhor forma de distribuirmos o sistema localmente através do Clonezilla.
Fedora Open Box + Sugar Runner
Um dos pais deu uma ideia bem interessante: se não poderíamos criar um pendrive para o usuário criar tutoriais sobre o Sugar a fim de que ele fosse melhor divulgado na internet. Neste caso, conforme ele disse, aí sim poderíamos ter mais programas instalados para que os tutoriais fossem escritos e os vídeos fossem editados.
Na semana que vem iremos começar os testes para vermos se isto seria possível. Caso dê certo, seria uma forma de disponibilizar meios para que um usuário de Windows pudesse construir tutoriais voltados para a interface Sugar e ao mesmo tempo experimentar os problemas eventuais de um usuário que utiliza o pendrive.
Achar Atividades
Outro problema relatado por 3 usuários (pais e entusiasta) é que a Sugar Library Activities não agrupa as atividades por Sucrose. Exibir as atividades por versões de Sucrose seria de EXTREMA IMPORTÂNCIA para o nosso 'supermercado' de atividades .XO, pois ali veríamos todas as novidades destinadas ao nosso sistema operacional.
É óbvio que os desenvolvedores e usuários veteranos sabem das novidades e aonde procurar as atividades, mas os novatos não sabem. E também, na nossa humilde opinião, é uma perda de tempo, olhar atividade por atividade para encontrar as compatíveis ao nosso sistema.
Incentivar o uso da Atividade Terminal
Este é outro problema em que precisaremos de uma certa ajudinha e já estamos pesquisando soluções): o uso da terminal. Talvez isto possa ser menos desafiante nos projetos OLPC OS, mas entre usuários domésticos é muito complicado.
Curiosamente nenhum dos usuários quiseram aprender sobre isso. Para um dos pais ( o mesmo que me sugeriu o openbox + Sugar Runner isto seria interessante para crianças entre 7 e 8 anos, desde que elas se sintam 'especiais' por saberem usar o Terminal. Para ele, se a criança não for elogiada por isso, ela não verá vantagem em deixar de usar o Nautilus e pode até abandonar o Sugar caso o Nautilus seja desinstalado.
Jabber
Inicialmente tivemos certos problemas com Jabber, mas isto foi solucionado após mudarmos o nome dos 'pcs'. Hoje ele é sucesso entre os usuários, pois até brincamos que temos a nosso próprio 'Whatsupp'
.As crianças compartilham coisas e conversam entre elas. O mais legal é quando alguém faz aniversário e todos mandam mensagens de carinho!