Olá usuários de Sugar On A Stick do Brasil e do mundo!
Eu costumo brincar que embora sejamos acolhidos pela família Sugarlabs, na verdade somos 'intrusos' porque temos necessidades um pouco diferentes das pessoas que usam laptops da OLPC e que fazem parte do Programa One Laptop Per Children.
Uma dessas necessidades é uma ferramenta para gerenciar arquivos .zip, .rar, ou similares, via interface gráfica, e também a manipulação rápida de arquivos e pastas.
É claro que o CORRETO, conforme eu deixo bem claro às pessoas em que eu instalo o SoaS, é utilizar a Atividade Terminal e o Diário de Atividades pelo tempo que conseguirmos, mas nem sempre um professor de informática, ou um pai (ou mãe) de uma criança que utiliza o Windows terá paciência e tempo para inicialmente digitar comandos para fazer tarefas que poderiam ser feitas com poucos cliques com o mouse.
Por outro lado eu acho ERRADO uma 'distribuição Linux remix friendly' para usuários de SoaS, pois para mim a Sugarlabs deve ter mais pessoas trabalhando junto com ela e não novos forks com pouco compromisso de desenvolvimento.
Assim, enquanto a Sugarlabs não proporciona atividades .xo para esses problemas, nós usamos softwares de 'terceiros'. No windows isto é muito comum. Aliás os programas da Microsoft são muito simples perto dos programas de terceiros
, com exceção do Microsoft Office.
Instalando o Nautilus via terminal (somente pela versão 22 e 23)
1 - Digite su e aperte enter
2 - Digite dnf install nautilus e aperte enter.
Instalando o Nautilus em 'off line'
1 - Primeiramente descubra a versão do seu SoaS (o SoaS não pode ter sido atualizado)
2- Após descobrir a versão clique no link abaixo e baixe o arquivo correspondente.
Baixar o Nautilus aqui
3 - Salve o arquivo no Diario / Journal e copie-o para o Documentos.
4 - Abra a Atividade Terminal e digite su
5 - Digite cd /home/{nome usuário}/Documentos/ e aperte Enter (substitua o {nome do usuário} pelo o seu nome)
6 - Digite ls e aperte Enter
7 - Digite tar -xvf {nome do arquivo.tar}
8 - Agora digite cd {nome do arquivo}
9 - Digite rpm -ivh --force *.rpm
10 - Espere instalar o Nautilus e File-roller
11 - Pronto ! Você terá um 'salvador' de problemas!
A maioria esmagadora das pessoas que eu converso afirmam que o Nautilus traz muito mais segurança para trabalharem com o SoaS, já que podem por exemplo olharem arquivos do pendrive com mais rapidez e organização.
Video tutorial (cuidado, pois está no Youtube)